sexta-feira, 17 de abril de 2009

Blog's

É verdade...

Hoje vamos inicar uma excursão por este mundo dos blog's. E o que é isso de Blog??

"Um blog (contração do termo "Web log"), também chamado de blogue em Portugal, é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts". Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, costumam abordar a temática do blog e podem ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog."
Fonte: Wikipédia

Existem alguns termos importantes para este mundo, tal como:

Blogosfera - é o termo colectivo que compreende todos os blogs como uma comunidade ou rede social. Os Blogs, estão muitas vezes interligados uns aos outros; os bloguistas lêem os blogs uns dos outros, criam amizades com outros bloguistas, referem-se a eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros.

Bloguista - ou ainda blogger são palavras utilizadas para designar aquele que escreve em blogues.

Post ou Artigo - refere-se a uma entrada de texto efetuada num weblog/blog. As postagens são organizadas tradicionalmente de forma cronologicamente inversa na página, de forma que as informações mais atualizadas aparecem primeiro.

Comentário - Interacção do visitante do blog, que deixa comentários, opiniões, respostas aos artigos que o bloguista escreveu.

Bem, espero que vocês, sim vocês da turma TIC 30, adiram a esta "moda" e:
  • procurem, porque nesta aldeia virtual, vocês encontram tudo sobre tudo. Desde o tema mais interessante ao mais fútil. Que a vossa curiosidade vos guie.
  • leiam, leiam blogs, leiam livros, leiam notícias.
  • escrevam, escrevam sobre tudo ou sobre nada; o importante é escrever e partilhar saberes, conhecimentos, etc.
"Uma das forças da Internet é sua habilidade de ajudar os consumidores a achar a agulha certa em um palheiro de dados digitais." (Jared Sandberg)

Sem comentários: